Nutral

Corydoras Splendens

Corydoras Splendens (CASTELNAU, 1855)
Emerald ‘Brochis’

Sinônimos

Callichthys splendens Castelnau 1855; Brochis splendens (Castelnau 1855); Callichthys taiosh Castelnau 1855; Brochis dipterus Cope 1872; Corydoras semiscutatus Cope 1872; Brochis coeruleus Cope 1872; Chaenothorax bicarinatus Cope 1878; Chaenothorax eigenmanni Ellis 1913

Etimologia

Corydoras: do grego antigo κόρυς (korus), que significa “capacete”, e δορά (dora), que significa “pele, couro de animal”, em alusão às fileiras de placas ósseas nos flancos dos membros do gênero.

splendens: do latim splendens, que significa “brilhante, cintilante, cintilante, cintilante, brilhante, brilhante”.

Classificação

Ordem: Siluriformes Família: Callichthyidae

Distribuição

Esta espécie é uma das mais difundidas e foi registrada em grande parte da bacia amazônica no Brasil, Peru, Equador e Colômbia.

Pensa-se que certas populações podem vir a representar espécies distintas no futuro, e isso pode envolver a revalidação de alguns dos sinônimos acima.

A localidade tipo é fornecida simplesmente como ‘Rio Tocantins, Brasil’.

Habitat

Esta espécie tende a formar agregações em tributários menores e corpos de água parados, como remansos, arcos de boi e lagos marginais.

Comprimento Máximo Padrão

70 – 80 mm.

Tamanho do aquário

São recomendadas dimensões mínimas de base de 120 ∗ 45 cm ou equivalente.
É aconselhável encontrar um filtro que tenha um fluxo de água entre 4 a 5 vezes o volume do seu aquário. Com um volume de 243 litros.

Manutenção

O ideal é usar um substrato de areia fina, embora o cascalho arredondado seja uma alternativa aceitável, desde que seja mantido escrupulosamente limpo.

Outra decoração é em grande parte por escolha pessoal, mas alguma cobertura deve ser fornecida para dar segurança aos peixes.

Condições da água

Temperatura: 20 – 28 ° C

pH: 5,0 – 8,0

Dureza: 36 – 268 ppm

Dieta

Corydoras spp são onívoros forrageiros e aceitam a maioria dos alimentos secos que afundam, bem como pequenas variedades vivas e congeladas, como larvas de quironomídeos (verme sanguíneo), Tubifex, etc.

A alimentação com uma dieta variada irá garantir que os peixes estão em ótimas condições.

Sob nenhuma circunstância se deve esperar que eles sobrevivam com “sobras” de outros habitantes do aquário ou contados para “limpar” o aquário.

Comportamento e compatibilidade

Pacífica e sociável. Deve ser mantido em um grupo de pelo menos 6-8 indivíduos.

Dimorfismo Sexual

As fêmeas adultas são visivelmente mais arredondadas, de corpo mais alto e crescem ligeiramente maiores que os machos.

Reprodução

Os ovos são colocados perto da superfície da água e são fáceis de remover e serem colocados em outro lugar para criação.