Nome Popular: Tetra Silver Tip
Nome Científico: Hasemania nana, Lütken, 1875
Família: Characidae
Origem: América do Sul / Bacia do Rio São Francisco
Sociabilidade: Cardume
pH: 6.0 a 7.2
Temperatura: 22 a 28ºC
Dureza da água: mole a média
Expectativa de vida: Cerca de 5 anos
Manutenção: Fácil
Tamanho adulto: Aproximadamente 5 cm
Alimentação: Onívora, aceita de tudo, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana.
Ração Indicada: MegaFood Tropical Basic acompanhada de MegaFood Spirulina
Dimorfismo sexual: O macho é menor, mais colorido e o ventre é retilíneo. A fêmea possui coloração menos intensa, o ventre é roliço e é maior que o macho. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Comportamento: São peixes cardumeiros e pacíficos.
Reprodução: Ovíparo, são considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em algumas horas quando mantidos em temperatura mais alta e após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.
Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos.
Ovos e alevinos recém nascidos são bem sensíveis à iluminação, portanto um aquário com várias plantas flutuantes para atenuar a luminosidade é necessário.
Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.
Tamanho mínimo do aquário: 50 litros.
Outras informações: Por serem de cardume, esses tetrinhas não devem ser mantidos em grupos com menos de 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento. As disputas por territórios ou fêmeas são magníficas de observar, os machos (geralmente os maiores entre eles) se enfrentam e exibem suas nadadeiras e cores no máximo esplendor possível. São belíssimos peixes para aquários plantados e temáticos!
O Gênero Hasemania é um dos poucos entre os da Família Characidae em que as espécies não apresentam nadadeira adiposa.
Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de “Medicamentos e Testes”. Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.
Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada “Temperatura” você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.
Peixes que podem ser colocados com tetras: Tetras são cardumeiros, deve-se colocar 3 unidades (no mínimo) do mesmo tipo de cada tetra. Além de outros tetras machos e fêmeas de quaisquer outras variantes, pode colocá-los juntamente com todos os peixes de pH ácido de porte pequeno e médio. Não colocá-los com acarás adultos e nem peixes de rio (podem comé-los se couber em sua boca). Pode adaptá-los para pH neutro e colocar com todos os peixes deste pH. Não recomendamos colocá-lo em pH alcalino, por diminuir sua expectativa de vida de horas (depende da aclimtação) à anos e irá maltratá-los silenciosamente, forçando sua natureza (não concordamos).
PEIXES COMPATÍVEIS:
1. Sempre planeje seu aquário com peixes de mesmo pH, temperatura, nível de agressividade e tamanho próximo:
– Água ácida (6.0 a 6.8), água neutra (6.8 a 7.2) ou água alcalina (7.2 a 9.0);
– Mesma temperatura (peixes tropicais: 26 a 30 graus C / peixes de água fria: 18 a 26 graus C);
– Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas;
– Também misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.
2. O animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:
– Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena ou hospital e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias;
– Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais;
– Última alternativa, doar ou trocar o animal extremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo;
3. Se você tem aquário principal com animais grandes é só encontrar pequenos para a compra