Nutral

Apistogramma

Os Apistogrammas existem em uma ampla variedade, a  maioria se origina ao longo do Rio Amazonas, onde vivem em pequenos riachos de fluxo lento.

Apistogrammas derivam seu nome comum do nome da região em que foram identificados pela primeira vez ou o primeira pessoa a descrevê-los oficialmente (então cacatuoides, agassizzi, Borelli, Nijsseni, Panduro e assim por diante).

Comportamento

Esses pequenos ciclídeos percorrerão todo o tanque, eles gostam de se esconder ocasionalmente, então forneça muitas plantas e cavernas.

Tamanho Máximo e Longevidade

O tamanho máximo dos Apistogrammas varia dependendo espécies.

Em média, as fêmeas podem variar entre 2,5 cm e 5 cm no máximo. Os machos variam de 5 cm a 7 cm no máximo.

O tempo de vida médio do Apistogramma é cerca de  5 a 8 anos, se mantido feliz e saudável e em boas águas.

Qualidade da água

Os Apistogrammas vivem naturalmente em água ácida mole, use isso como uma diretriz ao definir um Apistogramma como fauna para o seu aquário.

Aquário

pH: 5,5 – 7,0

GH: 30 – 100 ppm

Temperatura: 24 ° C – 28 ° C

Alimentação

Apistogrammas são onívoros e aceitam uma ampla variedade de alimentos, incluindo alimentos comerciais, como flocos e bits.

Os Apistogrammas se alimentam principalmente do topo do tanque.

Compatibilidade

Apistogrammas podem se tornar bastante agressivos quando estão em reprodução, mas na maior parte do tempo serão pacíficos.

Eles são melhor mantidos com outros pequenos ciclídeos como Ciclídeos Anões da América do Sul, e às vezes podem ser mantidos com Discus e Tetras maiores devido às suas necessidades de água.

Cores e Variedades

Existem muitos tipos diferentes de Apistogrammas, que vêm em várias cores e formas. Alguns Apistogrammas que estão comumente disponíveis incluem agassizzi, Borelli, cacatuoides, panduro, nijsseni.

Sexo

Apistogrammas são muito fáceis de diferenciar o sexo, os machos têm muitas cores mais brilhantes que as fêmeas, suas nadadeiras são mais longas e crescem ligeiramente maiores e mais magros do que as fêmeas.

As fêmeas são menores e mais gordas na área da barriga e têm barbatanas mais curtas. As fêmeas são principalmente em tons de marrom, prateado ou cinza, com realces e barras pretas. No entanto, quando eles começam a se reproduzir, às vezes imitam a coloração masculina e ficam mais brilhantes e coloridas.

Informações Gerais

Com “Nano Tanks” se tornando cada vez mais populares estes os peixes também estão se tornando populares.

Eles não precisam de um grande quantidade de água, pois são ciclídeos pacíficos muito pequenos.